9ª Semana . aula 22/11/2016
No AutoCad:
1º Rec * 0,0 * 25,50
2º Circle * 10 (colocação da circunferência no ponto médio do lado superior do rectângulo)
3º Trim (selecionar linhas que não pretendemos)
4º Group
5º Guardar ficheiro como: perfil_p.dwg
No 3DS Max:
- Explicação de como trabalhar neste programa
1º Criar as 4 janelas (Maximize Viewport Toggle) - símbolo inferior mais à direita
2º Clicar no símbolo sol (criar entidades (Creat))
. 3D - teapot
. Parameters - alterar radius
. clicar nas janelas e redimensionar
3º Clicar no símbolo ao lado do sol (Modify)
. nome do ficheiro - cafeteira
. cor do objeto (ao lado do local onde escrevemos cafeteira)
. clicar na setinha em baixo à direita e clicar no Edit poly
. selection - clicar nos 3 pontinhos
. repeat last - tesselate
4º Clicar na ferramenta lá em cima, a quarta dos quadrados - selecionar objeto - e depois três ferramentas à direta para fazer scale
5º Render setup (símbolos superiores, o terceiro a contar da direita)
. para guardar este render, clicar na disquete - guardar com a extensão .jpeg
Régua em baixo:
- controla a animação
. desde a chave até aos símbolos de filme: para animação
. últimos oito símbolos mais à direita: para configurar as janelas
Peça de xadrez
1º Símbolo do 3DStudio
. Clicar no Import: perfil_p.dwg
. Clicar no ok
2º Maximize view
3º Clicar no símbolo sol (Create)
. Clicar no segundo símbolo em baixo
. Selecionar perspetiva ou top
. Circle: radius: 12,5 -> create
4º Clicar no símbolo ao lado do sol (Modify)
. Colocar nome: layer 1 (alterar cor se preferirmos)
5º Clicar no símbolo sol (Create)
. Clicar no segundo símbolo em baixo
. Selecionar perspetiva ou top
. Clicar em line
- keyboard entry - z: 0,0 (add point)
- keyboard entry : z: 60,0 (add point)
--> finish
6º Opção de listar: selecionar a linha (tracinhos e ponto la em cima)
7º Clicar no símbolo sol (Create)
. Clicar na seta em baixo e alterar para Compund objects
. Selecionar a janela front
. object type : loft
. creation method : get shape -> selecionar o perfil (a circunferência na perspetiva)
8º Selecionar objeto
9º Selecionar símbolo ao lado do sol (Modify)
. nome da peça: peão (alterar ou não cor)
. skin parameters - deformations - scale
. em baixo (100.35) - podemos adicionar pontos e ir colocando-os em sítios diferentes (insert corner point)
. clicando em cima dos pontos, podemos tornar as curvas mais ou menos suaves
- deformations - fit
. get shape - selecionar a entidade (perfil_q)
. rotate (para ver qual a posição em que se vê melhor)
. opção de listar: selecionar o peão
10º Clicar em display (simbolo de ecrã, junto ao sol - o 5º)
. hide by category - shapes
11º Selecionar figura número 4 a contar da direita no topo (ao lado dos bules)
- material editor:
. modes: compact material editor
. eliminar godés, colocar apenas 6 (sem cor)
. na gota colocar o nome: material_peao + à frente: arq.desgin mudamos para Standard
. shader basic parametrs: binn
. ambient, defuse: colocar cor que pretendemos num godé
12º Clicar nabarra superior: graph editors: track view
. selecionar: objects: peao
. selecionar: material_peao: diffuse color
. move
13º Clicar na barra superior: graph editors: track view
. selecionar: objects: peao
. selecionar: x.postion
. add keys - inicio em 0
. frame: 100 value: 100



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