sexta-feira, 25 de novembro de 2016

9ª Semana . aula 22/11/2016

No AutoCad:

1º Rec * 0,0 * 25,50
2º Circle * 10 (colocação da circunferência no ponto médio do lado superior do rectângulo)
3º Trim (selecionar linhas que não pretendemos)
4º Group
5º Guardar ficheiro como: perfil_p.dwg



No 3DS Max:

- Explicação de como trabalhar neste programa

1º Criar as 4 janelas (Maximize Viewport Toggle) - símbolo inferior mais à direita
2º Clicar no símbolo sol (criar entidades (Creat))
  . 3D - teapot
  . Parameters - alterar radius
  . clicar nas janelas e redimensionar
3º Clicar no símbolo ao lado do sol (Modify)
  . nome do ficheiro - cafeteira
  . cor do objeto (ao lado do local onde escrevemos cafeteira)
  . clicar na setinha em baixo à direita e clicar no Edit poly
  . selection - clicar nos 3 pontinhos
  . repeat last - tesselate
4º Clicar na ferramenta lá em cima, a quarta dos quadrados - selecionar objeto - e depois três ferramentas à direta para fazer scale
5º Render setup (símbolos superiores, o terceiro a contar da direita)
   . para guardar este render, clicar na disquete - guardar com a extensão .jpeg


Régua em baixo:
 - controla a animação
   . desde a chave até aos símbolos de filme: para animação
   . últimos oito símbolos mais à direita: para configurar as janelas


Peça de xadrez

1º Símbolo do 3DStudio
  . Clicar no Import: perfil_p.dwg
  . Clicar no ok
2º Maximize view
3º  Clicar no símbolo sol (Create)
  . Clicar no segundo símbolo em baixo
  . Selecionar perspetiva ou top
  . Circle: radius: 12,5 -> create
4º Clicar no símbolo ao lado do sol (Modify)
  . Colocar nome: layer 1 (alterar cor se preferirmos)
5º Clicar no símbolo sol (Create)
  . Clicar no segundo símbolo em baixo
  . Selecionar perspetiva ou top
  . Clicar em line
        - keyboard entry - z: 0,0 (add point)
        - keyboard entry : z: 60,0 (add point)
        --> finish
6º Opção de listar: selecionar a linha (tracinhos e ponto la em cima)
7º Clicar no símbolo sol (Create)
  . Clicar na seta em baixo e alterar para Compund objects
  . Selecionar a janela front
       . object type : loft
        . creation method : get shape -> selecionar o perfil (a circunferência na perspetiva)
8º Selecionar objeto
9º Selecionar símbolo ao lado do sol (Modify)
    . nome da peça: peão (alterar ou não cor)
    . skin parameters - deformations - scale
                        . em baixo (100.35) - podemos adicionar pontos e ir colocando-os em sítios diferentes (insert corner point)
                        . clicando em cima dos pontos, podemos tornar as curvas mais ou menos suaves
                         - deformations - fit
                        . get shape - selecionar a entidade (perfil_q)
. rotate (para ver qual a posição em que se vê melhor)
   . opção de listar: selecionar o peão
10º Clicar em display (simbolo de ecrã, junto ao sol - o 5º)
     . hide by category - shapes
11º Selecionar figura número 4 a contar da direita no topo (ao lado dos bules)
    - material editor:
     . modes: compact material editor
     . eliminar godés, colocar apenas 6 (sem cor)
     . na gota colocar o nome: material_peao + à frente: arq.desgin mudamos para Standard
     . shader basic parametrs: binn
     . ambient, defuse: colocar cor que pretendemos num godé
12º Clicar nabarra superior: graph editors: track view
     . selecionar: objects: peao
     . selecionar: material_peao: diffuse color
     . move
13º Clicar na barra superior: graph editors: track view
     . selecionar: objects: peao
     . selecionar: x.postion
     . add keys - inicio em 0
     . frame: 100 value: 100






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